O artista plástico Gui Mazzoni promove a abertura de sua nova exposição “CORPO  E C O”, na Singular Galeria de Arte, em Belo Horizonte, dia 28 de outubro, na qual apresentará suas novas obras ilustradas pela sonofotografia. A técnica compreende a fusão inovadora de arte, ciência e tecnologia na exploração do próprio corpo por meio de imagem ultrassonográfica obtida com equipamento sob uma óptica artística. 

A exposição  “Autorretrato”, também de Gui Mazzoni, poderá ser visitada no Espaço Cultural Otto Cirne na Associação Médica de Minas Gerais, até o dia 31/10.

Natural de Belo Horizonte, atua há 36 anos como médico, sendo 32 dedicados ao diagnóstico médico por imagem através da ultrassonografia. Cursou medicina, mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da UFMG, e MBA na Fundação Getúlio Vargas.

Sob influência paterna, o autor iniciou sua jornada na fotografia na infância. Ao longo dos anos, dedicou-se a aprimorar suas habilidades, desde um curso básico na Escola Guignard até cursos avançados na Escola de Belas Artes da UFMG, incluindo Photoshop e Fotografia Digital. Participou também de vários cursos no Núcleo FAC, aprofundando seu conhecimento artístico.

A sonofotografia revela os detalhes do corpo do artista por meio de imagens ultrassonográficas expressando sua essência. O corpo, desvelado pela medicina e fotografia, é explorado digitalmente revelando origem e trajetória do autor. A técnica se baseia na energia latente na natureza, como a gerada pelos cristais de quartzo sob pressão. A ultrassonografia explora a complexidade do corpo humano, desde aquele que habita o ambiente intrauterino até o que inala o poluído ar da ambição antropocêntrica.

O artista desafia as padronizações médicas ao usar a sonda de ultrassom como pincel para criar imagens abstratas autorretratadas e, rompendo com as convenções, busca evolução na arte. Numa coligação inovadora que desafia os rígidos protocolos da ciência ao abraçar a criatividade da arte, expandindo o conhecimento humano e dando origem a novas formas de saber.

Desde 2016 Gui Mazzoni é representado pela Lemos de Sá Galeria de Arte, em Belo Horizonte, e participou de diversas exposições, entre elas, Galeria Gui Mazzoni: Modernos Eternos; In-Visível Sagrado: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e Centro Cultural Correios São Paulo; 4° Simpósio de Ultrassonografia IMEDE; Espaço Cultural Otto Cirne, Associação Médica de MG; Centro Cultural Sesiminas Ouro Preto; Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, Tiradentes; Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte; Galeria de Arte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais; Mostra 56 x 70 x 70, Galeria Gilda Queiroz; Mostra Casa Azul, Tiradentes; Facets of Brazil no Signal Arts Centre, Bray, Irlanda e Estúdio 300, Estúdio e Escola de Fotografia. Nas artes cênicas atuou como ator, escreveu em co-autoria duas peças de teatro e foi assistente de direção em diversos espetáculos teatrais.

Exposição: Autorretrato

Artista: Gui Mazzoni

Curadoria: Marcos Esteves

Espaço Cultural Otto Cirne – AMMG

Av. João Pinheiro, 161, Centro. Belo Horizonte – MG

Visitação: 9 a 31/10

Exposição: CORPO  E C O

Artista: Gui Mazzoni

Curadoria: Eder Chiodetto

Singular Galeria de Art

R. Curitiba, 1592 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

Abertura dia 28/10 das 11 às 16h

Visitação: 28/10 a 13/11

Por Luiza Miranda – Escritora, colunista e produtora cultural.

Gui Mazzoni em sua mostra “Autorretrato”, na Galeria Otto Cirne, na Assoc. Médica de MG.
Compartilhe:
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário