Nos históricos e requintados salões do Palácio da Liberdade ocorre a exposição de esculturas de Marco Aurélio R. Guimarães, cuja abertura ocorreu dia 23 de maio, com curadoria de Rodrigo Câmara e recebe visitação gratuita de até 06/08.

O escultor Marco Aurélio R. Guimarães participou de exposições individuais na Casa Fiat de Cultura, na Sala Minas Gerais e no Museu Mineiro. Foi agraciado com o prêmio máximo de “Medalha de Ouro” e recebeu distinções nos melhores salões de arte do país.

As esculturas da mostra estão expostas nas dependências do palácio e também em uma fonte no jardim, sendo cinco peças de dimensões monumentais, três em mármore Carrara e duas de madeira Imbúia, além de peças menores do acervo do artista.

Marco Aurélio R. Guimarães ressaltou: “Nos próximos meses deverei completar 87 anos, mas considero que a idade é simplesmente um número! Nesta fase da vida, quando os planos para o futuro ainda continuam a preencher minha mente, vejo esta mostra como um coroamento do meu trabalho. A exposição está sendo muito gratificante para mim, em razão das obras escolhidas para a mostra pelo Rodrigo Câmara, ao qual agradeço de modo especial, por sua competente curadoria na seleção das mesmas.”

“O ambiente valoriza os trabalhos, pela nobreza do Palácio da Liberdade, que ė um símbolo do nosso Estado de Minas Gerais. Este ícone, da época da construção da nova capital, é um belo centro de cultura, que enobrece sobremaneira o meu trabalho, todo ele composto de peças clássicas e contemporâneas, em coerência com o estilo arquitetônico do Palácio da Liberdade. Penso que a maior gratificação para um artista é perceber a aceitação de sua obra”, finalizou Marco Aurélio.

O curador Rodrigo Câmara, comentou: “Conheci as obras do Marco Aurélio há uns quatro meses, sendo que me encantei pela qualidade e resultado final do trabalho. Assim como pela história dele que, no auge dos 80 anos de vida, se descobre escultor, indo em busca de conhecimentos, a fim de apresentar um produto com excelência. Mais importante ainda e especial foi conhecer um pouquinho da sua trajetória, uma pessoa completamente meiga, carinhosa e portadora de muita experiência, características retratadas nas esculturas.”

“Para exposição de suas esculturas fiz uma seleção de peças do estilo clássico, algumas realistas e contemporâneas, que trazem um novo olhar sobre a arte da escultura aplicada em outros materiais.  Essa mostra coroa esse momento em que o Palácio da Liberdade vivencia a reabertura, pois agora os visitantes entram pelo portão de frente dessa casa especial, que é do povo e para o povo. Nos preocupamos em oferecer ao público realmente conteúdo de qualidade relativo à educação, arte e cultura. Sendo que é um prazer e uma honra contarmos com a exposição Marco Aurélio R. Guimarães “Esculturas”, no Palácio da Liberdade”, salientou Rodrigo Câmara.

Por Luiza Miranda – Escritora, colunista e produtora cultural.

O escultor Marco Aurélio R. Guimarães na abertura de sua mostra "Esculturas"
Travessura
Proximus
Luxúria
Ancestral
Apelo
Vitória
Graciosa
Gladiador
Primavera
Procurando

Para conhecer as obras do artista, acesse suas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/marcoaurelio.r.guimaraes

Instagram: @marco_aurelio_r_guimaraes

Fotos: Leo Pedone

Compartilhe:
Categorias: Geral

2 comentários

Sônia Procópio Falleiro · Junho 7, 2023 às 2:18 pm

As esculturas do estimado amigo e artista, têm que ser vista também, com os olhos da alma. Sublimes!

Deixe um comentário