Aline Guerra, mestre em Ciências Ambientais, que atuou na área de ciências exatas, na qual aposentou, iniciou suas atividades artísticas nos anos 70, na feira Hippie, na Praça da Liberdade, um dos marcos da valorização das artes plásticas em Belo Horizonte, apresentando suas pinturas em tela, com ênfase nas paisagens Ouro-pretanas.

A artista plástica ilustra suas obras com formas e cores múltiplas da flora, retratando seu universo particular em suas pinturas permeadas pelo estilo abstrato. Com o catedrático professor de pintura, Frederico Bracher Júnior, aprimorou seus traços no desenho, nas cores e no emprego da pintura a óleo.

Retomou sua vocação pela arte em 2016, quando participou do curso de extensão na Escola Guignard, na qual conheceu a criação espontânea em desenho e pintura em aquarela. Frequentou também o curso de pintura a óleo no Sesiminas e foi aluna do artista plástico Maneco Araújo

“Desenho não é meu forte, mas aprecio muito as cores, dessa forma, embora a pintura acadêmica tenha me aberto as portas para essa aptidão artística, atualmente me identifico muito com a técnica das pinceladas mais soltas e coloridas. Minhas obras tendem para abstração e contemporaneidade, seguindo o fluxo para onde o sentimento me transporta. Utilizo as técnicas da pintura manual sobre tela usando ora tinta a óleo e ora tinta acrílica.”

“Me dedico à pintura diariamente, sendo atraída pelos temas sócio ambientais, talvez devido minha formação acadêmica na área da engenharia e meio ambiente. Através da arte de pintar exerço minha plena liberdade de demonstrar o amor e gratidão pela vida! Sou uma artesã das artes!”, concluiu Aline Guerra.

Aline Guerra participou de diversas mostras em Belo Horizonte e outros locais, entre elas: Exposição Escuela Internacional Bienal Internacional, Panamá; Expo Sud América em Turin/ Itália; Mostra Morar Mais, BH; Exposição individual no Restaurante Ao Pé da Serra, Brumadinho, MG;  Pulmão do Mundo, Vida Nova Argentina; Feira de decoração Menos com Mais BH; Cores e Coisas do Brasil / Guiana;   Revista ART RIO, Revista Anchieta em Casa (capa); Revista Libertas Coletivo de Arte; Exposição Tela em Cena – O Teatro Pintado de Nelson Rodrigues no Teatro da Cidade, BH; Exposição Jardins de Monet – Esquina da Arte; Dia Internacional De La Mujer – Universo De Las Artes; Clarice Lispector 100 Anos – Ajê Bistrô/ BH.

Por Luiza Miranda – Escritora, colunista e produtora cultural. 

Aline Guerra e uma de suas obras.

Conheça mais sobre a arte de Aline Guerra:

Instagram: @alineguerra12

Facebook: https://www.facebook.com/aline.guerra.7564

Compartilhe:
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário