O produtor cultural Luiz Otávio Brandão celebrou a abertura da mostra “Clarice Lispector 100 anos”, que contou com sua curadoria, dia 15 de setembro, reunindo trinta e seis consagrados artistas. Na ocasião, brindou os cinquenta anos de atividades, desenvolvidas em sua trajetória nas artes e na moda.

E a exposição intitulada “Pinceladas Poéticas”, também comemora os 02 anos do Atelier Esquina da Arte, espaço dirigido por Luiz Otávio, que reúne um grupo de artistas vindos do projeto Arte na Praça da Savassi, para mostras, cursos e outras atividades, 

A jornalista e escritora, Clarice Lispector, que também percorreu o caminho das artes plásticas, foi o tema que inspirou os artistas a ilustrarem suas telas com imagens diversas.

Durante o evento, os convidados foram divididos em grupos reduzidos para visitação ao Atelier de Arte, na sobreloja, guiada pelo produtor Daniel Rodrigues, no qual puderam apreciar as demais obras de arte, ao som da Orquestra de Câmera “Camerart, composta por jovens músicos.

Luiz Otávio Brandão teceu comentários sobre o evento: “A obra de Clarice é repleta de sabedoria e minha intenção foi homenageá-la em seu centenário, mas infelizmente ficamos impedidos devido à pandemia. Realizar este evento foi muito gratificante em dois momentos. Em primeiro lugar devido à questão artística, envolvendo uma escritora e os artistas plásticos. Em segundo lugar a emoção que tive em estar com os presentes, assim como a apresentação maravilhosa da Orquestra Camerart. É muito prazeroso apresentar a arte nesse modelo, de uma forma moderna e possível de realizar, mas sempre focado na boa recepção ao público. A curadoria, quanto à escolha dos artistas, que fizeram jus à mostra, foi trabalhada durante um bom tempo.

Mara Ulhoa, que frequenta o Atelier Esquina da Arte, juntamente com outros artistas que fazem parte da mostra, considerou: “A ideia de homenagear a Clarice originou do Luiz Otário, considerando sua ligação com a cultura em geral, visto que as artes plásticas e literatura caminham juntas. As escritas da Clarice questionam muitas coisas, seus textos são repletos de intimidade, questionamento e profundidade. Luiz Otávio, um entusiasta da arte, realiza eventos inusitados na cidade, além de oferecer obras para todos os gostos e bolsos, sendo que o Atelier é um lugar que vale a pena conhecer. A Clarice veio coroar a trajetória dele, visto que seu percurso é longo e merece aplausos. O evento hoje contou com vários atrativos, incluindo a orquestra Orquestra “Camerart”, que fechou com chave de ouro a comemoração”.

A engenheira civil, Roberta Porto, gerente do Santo Butequim, de propriedade de Sandra e Júnior Nascimento, comentou: “A ideia da casa sempre foi resgatar a cultura mineira, a fim de contemplar a arte e música brasileira. Vislumbramos uma oportunidade de aliar a música e a gastronomia com a arte promovida pelo Luiz Otávio. Aos sábados, durante o dia, temos exposições na calçada e às vezes acontece exposição muito bacana, com os artistas pintando ao vivo. Além de exposição rotativa de obras de arte em nosso salão, promovida pelo Luiz Otávio.  A casa possui ambiente climatizado e nosso carro chefe é o camarão tropical, mas oferecemos carnes nobre e frutos do mar, além de sobremesas. Temos condições para aniversariantes, a partir do número de convidados”.

Nos dias 23, 24, 30 de Setembro e 01 de Outubro, sempre quintas e sextas, acontecerá performance poética com textos da escritora, Clarice – 100 anos encenados por Luiz Otávio Brandão e participação da colunista Luiza Miranda.  

Artistas participantes da mostra: Aline Guerra, Asthi Kubitschek, Cely Ferreira, Clara Pinto Coelho, Demogolet, Dulce D’Assuncao, Eri Gomes, Fátima Mirandda, Gislaine Colombini, Graça Malveira, Holdegard Muggler, Isaac Saldanha, Lorena Mascarenhas, Luiz Pego, Luiza Drumond, Luzcla , Manoel Teixeira, Mara Ulhoa, Maria Eugênia Simões, Maria Luiza Torres, Marina Alves, Maurício Costa, Mauro Alvim, Mila Castanheira, Miran, Ornelas, Pedro Pansica, Regina Albergaria, Regina Moraes, Renato Falci e Santto. E mais: Carlos Bracher, Carlos Fiorenttini, Cristiano Coelho e Selma Weissmann. Instalação Poética de Iara Abreu

Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.

Realização: Atelier De Arte, Cultura Em Foco.

Apoio: Santo Butiquim, Aleal Alimentos, Orquestra Camerart, Márcio F. Pato Fotografias, BH Eventos, GAIA Galeria de Talentos, Vanfall Gin, Estudio M., Estilista Sérvulo Felipe e Humberto Rosa Del Rey Make and Hair.

Exposição

Visitação: 16 de Setembro a 16 de Outubro

Atelier de Arte – Santo Butiquim – Rua Grão Mogol, 450 – Sion

Contato – 31 98206-3772

Fotos: Anna Castelo Branco – @annaftg

Confira a exposição “Pinceladas Poéticas” e as obras dos artistas:

Compartilhe:
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário