A artista plástica, curadora e professora de artes Fátima Mirandda, considerada como uma das mais consagradas artistas brasileiras da contemporaneidade, possui relevante papel no universo das artes no que tange à realização de diversas atividades culturais em Belo Horizonte e Betim.
Sua história teve início aos quinze anos, quando foi despertada pela arte ao vislumbrar pela primeira vez obras na parede da casa de uma prima, com as quais ficou encantada. A parente lhe deu uma tampa de caixa de sapato, pincéis e tintas, originando na ocasião sua primeira tela, que retrata um arranjo que havia sido colocado sobre a mesa.
A partir daí começou a pintar por conta própria, mas somente depois de casada e com filhos, se enveredou nos estudos da arte. Conviveu com atividades artísticas durante trinta e cinco anos, mas atua como profissional há vinte anos, vivendo exclusivamente para a arte.
Ministra oficinas e aulas para crianças e adultos, sendo que essas atividades foram marcadas por sua atuação durante muitos anos na Maison Escola de Arte, em Belo Horizonte. Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como em Lisboa, Porto, Madri, Roma, Túnis, Santo Domingo, Praga, Sofia, Viena, Oslo e Londres. Frequentou a Escola Guignard, fez cursos complementares de qualificação, de capacitação profissional e na área de patrimônio cultural.
Suas pinturas realistas, ilustradas por nuances de cores fortes, compreendem diversos temas, marcados principalmente por retratar com muita expressividade figuras humanas, em técnica de tinta acrílica espatulada sobre tela.
É reconhecida em Betim pelo trabalho como coordenadora de eventos e idealizadora de vários projetos, dentre eles, “Pintando ao vivo em Betim” e “Circuito Cultural de Arte”. Também exerceu o cargo de diretora do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. Foi presidente da Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Betim.
Participou como curadora da organização de livros “Gallery Art Brasil I”, do Salão de Arte de Itabirito, Congonhas e Betim, além do Circuito Internacional de Arte Brasileira. Coordena há vários anos o Espaço Cultural do Restaurante Casa dos Contos, onde apresenta obras de artistas mineiros consagrados e de novos talentos.
Fátima Mirandda comentou: “Há vinte anos me envolvi profundamente com a arte, trabalhei ao lado de artistas muito queridos e renomados, como Yara Tupynambá, Jarbas Juarez, dentre outros, ocasionando grande aprendizado”.
“Atualmente, desenvolvi produtos originados da coleção denominada “Ídolos”, na qual retrato artistas famosos, como jogos americanos e pequenos quadros ornamentais, visto ter despertado nas pessoas o desejo em adquirir uma dessas telas, porém com um valor mais em conta”.
“As vendas dessas peças foram muito boas, sendo assim fiz uma grande quantidade que está disponível para atender todos que gostam de uma mesa com arte ou decorar o ambiente com seu ídolo preferido”.
“Minha inspiração é relativa ao momento em que estou vivendo, pois minha motivação depende do dia. Se hoje não estou a fim de pintar, amanhã levanto com muita vontade, assim entro no ateliê, pego no pincel, na espátula e a arte vai fluindo”.
“A trajetória artística que percorri remete à uma menina de interior, nascida em uma fazenda em município próximo a Governador Valadares que, ao se deparar com esse mundo maravilhoso na capital, hoje não consegue fazer outra coisa. Eu vivo e respiro arte e acho que o importante são as pessoas se sentirem realizadas, independente se elas fazem sucesso ou não. Estou feliz e amo o que eu faço!” finalizou Fátima Mirandda.
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
FÁTIMA MIRANDDA / CONTATOS
WhatsApp: (31) 99908-1693
Email: fatimamirandda@gmail.com
Instagram: @fatimamiranddaoficial
Facebook: Fátima Mirandda
0 comentários