A artista plástica, escultora e gestora cultural Valéria Delfim, natural de Belo Horizonte, possui uma extensa trajetória nas artes plásticas, sendo agraciada com premiações por seus monumentos expostos em vários espaços públicos. Em seu atelier na cidade, frequentado por artistas renomados, prossegue em seus estudos e planejamentos de ações ligadas à cultura.
Cursou artes plásticas na FUMA – Fundação Mineira de Artes Aleijadinho, hoje Universidade Mineira de Artes, e fez pós-graduação em “Uma Visão Crítica Sobre a Arte Contemporânea”, na PUC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estudou pintura e desenho de modelo vivo na Escola Guignard e na UFMG. Cursou a Faculdade de Filosofia e Teologia da Escola de Estudo dos Jesuítas, na qual recebeu homenagem com apresentação de exposições de suas obras desenvolvidas durante suas pesquisas. Atualmente, essas artes fazem parte do acervo da FAJE – Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia – Belo Horizonte – MG.
Participou de exposições no Espaço Cultural do Banco Central – BH, no CRAV – Centro de Referência Audiovisual, no Ateliê Oficina “A Cor de Minas” – BH, no Palace de L’Hotel de Ville – Paris, na Galeria Marcos Vieira, no Espaço Cultural Telemar – BH, exposição permanente; Quadra Gérard Jacquet – Paris, na Murilo Castro Escritório de Arte, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Espaço Abril Cultural – Morumbi – SP, no Espaço Colecionador Álvaro Lopes – Morumbi – SP, no Sesc Pompéia – SP, na Galeria de Arte Paulo Guimarães – Biblioteca Pública Estadual Minas Gerais, na Galeria de Arte do PIC – BH, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga – MG, e no Automóvel Clube de Minas Gerais, durante mostra em lançamento de Rogério Zola Santiago, dentre outras.
Suas esculturas transitam entre tamanhos de 30cm de altura a peças grandiosas para áreas externas, como o monumento em bronze do Profeta Ezequiel, que faz parte do acervo do Parque Municipal Américo Renné Ganetti, em Belo Horizonte. Suas obras premiadas figuram nos jardins da UNA, no Parque Municipal e em coleções particulares.
De acordo com Valéria, suas inspirações ao criar as obras estão focadas em emoções, relações amorosas e sentimentos, relativos aos amigos muito queridos. Gosta de expressar momentos de alegria, reflexões do ser humano, para serem representadas, com muito cuidado e dedicação, porque produz arte para todas as pessoas que apreciam a mesma.
“Trabalho com modelagem na argila ou em outros tipos de massas e também faço esculturas em pedra. Mas dou mais preferência para argila, pois no meu atelier, atualmente, preciso utilizar um material mais apropriado ao dia a dia, elaborados com minhas ferramentas. Algumas peças vão para o forno para serem “queimadas” e virarem cerâmica. Outras seguem para a fundição, a fim de criar peças em mármore e bronze reconstituídos ou puros”.
“Fico melindrada com essa atual situação da pandemia e com tanta tristeza no nosso planeta. Então, foco minhas obras mais no amor entre casais e em anjos a quem precisamos recorrer para poder encontrar uma ajuda, uma salvação, assim como uma alegria nesse momento”, considerou Valéria Delfim.
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
Matéria publicada em 08 de março de 2021, no Blog Etiquetagem: https://bit.ly/3hqjFse
As obras de Valéria Delfim podem ser adquiridas na loja “Flores e Muito mais”, no Ponteio Lar Shopping, de propriedade de Celina Laterza. Tel.: 992693500, ou diretamente com a artista.
Facebook: Valéria Delfim
Instagram: @valeria_delfim
Whatsapp: (31) 999831852
E-mail: valeriadelfim@hotmail.com
Créditos das fotos: Arquivo pessoal de Valéria Delfim e Gilson Carvalho.
2 comentários
Orange Matos Feitosa · Junho 20, 2021 às 7:11 pm
Parabéns pelas belas esculturas!
Luiza Miranda · Junho 20, 2021 às 7:15 pm
Orange,
Agradeço o gentil comentário sobre as obras de Valéria.
Abs