A artista plástica Maria Luiza Torres inaugura sua nova exposição individual “Pinturas Poéticas”, projeto assinado pela curadora da mostra Nilze Monteiro, presidente do Inbrasci – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e Raquel Rodrigues, gerente geral do Royal Boutique Savassi, que acontecerá no saguão do hotel, recebendo visitação de 02 de setembro a 31 de outubro.

Maria Luiza é poetisa, professora aposentada pela PBH, atuou como alfabetizadora e educadora nas artes, enfatizando a necessidade do olhar poético, da apreciação de boa música e dos estudos de poemas de autores nacionais. Autodidata até 1992, quando cursou a Licenciatura em Desenho e Plástica na UFMG, encontrando no estudo das Belas Artes a liberdade para expressar sua criatividade.

A artista não classifica sua arte como meramente decorativa, portanto desenvolve um estilo próprio, bastante floral, atento às minúcias da forma, intuitivo, poético, lúdico, buscando trazer para as telas uma alegria íntima, a beleza e a imaginação compatível com o público infantil.

Segundo Maria Luiza Torres suas atividades artísticas foram iniciadas aos 13 anos, quando se encantou com o trabalho de uma colega do curso ginasial, que lhe passou os rudimentos do seu fazer artístico.

“Ingressei na escola de belas artes aos 40 anos, a fim de retomar minha arte, pois senti que deveria inovar. Parti dos rabiscos aleatórios que traçava, dessa forma, resolvi aproveitar suas minúcias, trabalhando fundos e formas”.

“O artista plástico e professor Glauco Moraes gostou do meu estilo e me convidou para expor na Casa dos Contos. Sendo que, posteriormente, fui convocada pela curadora Fátima Mirandda para participar de várias mostras nesse local. Aderi ao grupo da Esquina da Arte, administrado pelo produtor cultural Luiz Otávio Brandão, no qual tive a oportunidade de participar de eventos em espaços variados”.

“Realizei três boas exposições individuais no Shopping Anchieta, participei de eventos artísticos em São Paulo e em cidades mineiras. Fiz ao longo vida cerca de 400 quadros em variadas dimensões e realizei vendas da maioria, inclusive para pessoas de vários estados brasileiros”.

“Me inspiro nos florais, nas pequenas mandalas sobre geometrias, nos bordados de minha mãe, no ludismo do imaginário infantil e levemente nos artistas renomados Paul Klee e Klimt. Quando vislumbrei o trabalho de Beatriz Milhazes já havia optado pelo meu estilo, portanto, qualquer semelhança é mera coincidência”.

“A arte é fundamental em minha vida, pois além de terapêutica, não me imagino ficar sem ela, visto que me conecta a dimensões bem agradáveis e alegres, muitas vezes intuitivas. Tenho ainda a pretensão de trabalhar em paredes e murais com minha arte, como já fiz em algumas ocasiões”, concluiu Maria Luiza Torres

Por Luiza Miranda – Escritora e colunista

A artista plástica e poetisa Maria Luiza Torres em sua mostra "Flores para Maria".
Sem título - AST - 80X1,20
Cascata sobre azul - 0,80x1,20
Sol de abril - 1,60 x1,10
"Intenções". Acrílica em tela com tamanho de 1,60 x 1,10.
"Lembranças". Acrílica sobre tela. Dimensões: 1,60 X 1,10
"Madrugada de Primavera" - Medidas: 1,20 x 0,80 cm
Angelus - Acrílica sobre tela. Dimensões: 1,20 X 0,80
Recanto mágico 1,00 X 1,00
"Cidade das Fadas". Acrílica sobre tela. Dimensões: 0,80 X 1,20
Cornucópia - 0,90x1,20
"Manhã" - Dimensão: 90 cm de diâmetro
Título: Brisa - Acrílica sobre tela. - Dimensões:0,90 cm de diâmetro
Obra de Maria Luiza Torres na mostra "Maternidade", na Casa dos Contos, em BH.

Maria Luiza Torres

Instagram: https://www.instagram.com/marialuizatorres/

Facebook: https://www.facebook.com/quadrosluizatorres

Exposição: Pinturas Poéticas

Local : Royal Boutique Savassi – Rua Alagoas  699

Foto capa: Alberto Wu

Compartilhe:
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário