Silbene Ferreira Vasconcellos, arquiteta e artista plástica, realiza individual na 27ª Mostra Cultural da PUC/Minas. A exposição, cujo tema é “Mulheres”, será aberta em 17 de junho recebendo visitação até dia 23. No dia 22 contará com a presença da artista, entre 08:00h e 13:00h.
Graduada em arquitetura e urbanismo pela faculdade Izabela Hendrix, atuou nessa área realizando projetos em Belo Horizonte. Frequentou o Inap – Instituto Nacional de Artes e Projeto, no qual fez cursos de perspectiva, desenho livre e de diferenciadas técnicas. Cursou também licenciatura plena em matemática e física, atuando como professora no estado durante anos.
Ingressou no universo das artes por incentivo dos pais e aos dez anos, ao participar de cursos diversos, começou a criar suas primeiras telas a óleo, desenhos e pinturas em tecidos. Desde pequena adorava as cores, as formas, os riscos geométricos e brincava com todos esses elementos em seus trabalhos artísticos.
De acordo com Silbene, que também foi motivada pela sua tia Regina, artista plástica, sua arte é pautada num processo terapêutico, visto ser relevante na cura das emoções e contextos de vida.
“A arte é um recurso que utilizo para me representar, assim como envolve tudo que estou vivendo naquele momento. E minha maior inspiração são as pessoas, no que tange ao contexto social e comportamental das mesmas. E consigo expressar em forma de arte protestos brancos, a fim de levar uma mensagem que fique clara a minha posição como cidadã e mulher diante do mundo, assim como dos valores com os quais fui criada. Gosto também do tema natureza, pois me inspira muito toda a sua magnitude e beleza”.
“Geralmente, as técnicas que utilizo são mistas e posso produzir um trabalho ao mesmo tempo com aquarela, canetinha, nanquim, óleo, guache, acrílica, pintura em pastel, originando um trabalho diversificado”.
“As minhas atividades profissionais no momento estão voltadas para a minha arte da qual vivo e, atualmente, faço trabalhos encomendados. Mas tenho um sonho de expandir minha criatividade, buscando fazer cursos, aprender técnicas novas e me capacitar cada vez mais”.
“Hoje a minha arte representa a minha alma e espiritualidade, faz uma leitura dos meus sentimentos ao retratar aquilo que eu sou. Busco ter muito critério em colocar exatamente a minha essência e características em tudo aquilo que crio, pois opto sempre por um estilo arrojado e que transmita uma mensagem”, concluiu Silbene Ferreira Vasconcellos.
Local: PUC/Minas – Hall Teatro
Av. Dom José Gaspar, 500 – Acesso 3
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista
Dados de Silbene Vasconcellos
Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100081652653604
Instagram: https://www.instagram.com/silbeneferreiravasconcellos64/
Fotos: Alberto Wu
@albertowu7
3 comentários
Ana Bernadette Granier Abreu · Junho 11, 2024 às 1:15 am
Artista expressiva e livre!
MARCIA CAMPOS FERREIRA · Junho 7, 2024 às 12:19 am
Trabalho de muita sensibilidade, beleza e personalidade. Gosto muito.
Andréa Machado · Junho 6, 2024 às 11:18 pm
Trabalhos que tocam nosso espírito trazendo uma leitura profunda da alma ! Parabéns e sucesso!