A arte na vida de Vander Macciel, artista plástico autodidata, se fez presente desde a infância. Herdou de seu pai a habilidade em desempenhar tarefas e em escrever. Sua mãe, costureira habilidosa, criava objetos lúdicos utilizados nas brincadeiras de criança, como modelar e construir brinquedos a partir de materiais encontrados na natureza. Sendo que tudo era motivo para criar alguma forma de arte.
Em meados de 1998 adquiriu uma coleção de livros sobre técnicas avançadas de desenho e pintura, ocasionando evolução em suas produções artísticas.
Muito antes começou a pintar cartões e envelopes para presentear em épocas festivas. Em 2014 passou a se dedicar exclusivamente às artes, dom recebido de Deus.
Participou de diversas mostras e atividades artísticas, entre elas: coletiva “Flores para Yara”; presente com sua obra no 8º salão de arte brasileira em Liechtenstein; oficina de pintura com crianças na França; exposição “Coletivarte”, Galeria da Cemig; exposição “Meu Botero”, Shopping Partage; exposição “Conexão entre composições”, Mercado Internacional de Lagoa Santa; “Ação Street”, mostra Modernos Eternos; produção de um curta metragem “Documentário sobre produtores de café”; exposição individual “Espontaneidade”, Galeria Gustavo Capanema; exposição coletiva e oficina de pintura, Palácio das Artes; exposição 9º salão de arte de Itabirito; exposições individuais em centros culturais de Belo Horizonte, Contagem, Santa Efigênia e Venda Nova; exposição “Fogo Cruzado”, na galeria Arte imperial; além de exposições virtuais.
Vander Macciel considerou que desenvolve um estilo próprio por meio de uma forma única de observação.
“Aplico o que percebo nas pinturas a óleo, acrílicas, aquarelas, pasteis, desenhos, esculturas entalhadas e modeladas, móveis de madeira, ferro e fotografias. Dessa forma, expresso sentimentos, pensamentos e acontecimentos, que me permitem refletir e entender sobre mim como pessoa e artista”.
“Me inspiro nas pessoas, nas formas da natureza, suas cores e nuances, sons, cheiros, texturas e sabores, na nossa forma de perceber as coisas”.
“No meu atelier, inaugurado em janeiro de 2021, ofereço aulas de criatividade, arte terapia, oficinas de pintura e modelagem em argila, além da produção contínua de projetos artísticos”.
“A arte é uma conexão com Deus, com essa força da criação que possibilita-nos conhecer e sermos nós mesmos, aprendendo, aplicando e transmitindo a outras pessoas o conhecimento adquirido, um benefício para evolução de todos”, concluiu Vander Macciel.
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
Contatos de Vander Macciel
Instagram: @vandermacciel.arte
WatsApp: (31) 991718165
Facebook: https://www.facebook.com/Maccielatelie?mibextid=ZbWKwL
0 comentários