O artista plástico Luiz Alberto de Mendonça despertou para o universo das artes na infância, a partir da leitura de livros e coleções de arte de seu pai. Na adolescência, se interessou pela música e cinema, mas se identificou especialmente pela pintura impressionista.

Nessa época, comprou tintas e pincéis, dando início a pinturas utilizando a impressão de contornos inspirados nos sonhos, paisagens e sentimentos. Com o passar dos anos aprimorou suas técnicas através de experimentos, utilizando diversos materiais.

Quando o produtor cultural Luiz Otávio Brandão conheceu o artista se encantou com suas obras e vislumbrou que as mesmas deveriam ser apresentadas. Dessa forma, planejaram a sua primeira individual “MágicArte”, cuja abertura ocorre em 31 de agosto, no Santo Butiquim Lourdes.

Segundo Luiz Otávio Brandão, o artista autodidata ilustra em suas obras pássaros, torres, bichos e feras numa total atmosfera de fantasia. São obras inéditas, entre texturas e infinita mistura de cores, na qual surgem figuras mágicas. Passeando um pouco pelo rupestre, seus traços são firmes e no emprego de técnicas aquareladas surgem imagens traduzidas em mágicas imaginárias.

Luiz Alberto comentou que sua inspiração é originada em algo que se movimenta dentro de sua pessoa, visto ter uma personalidade introvertida, que lhe possibilita trabalhar sozinho com a pintura, além de uma criatividade imaginária, resultando formas de expressões de linguagens artísticas.

“No momento, estou planejando com Luiz Otávio Brandão a minha mostra, sendo que concluí um ciclo de trabalho de pintura mais intimista e estou me preparando para aprimorar novas técnicas”.

“Considero a arte como uma forma de expressar os meus sentimentos e emoções, dando voz a alguma coisa que está silenciada, além de também proporcionar um momento de lazer e descontração. Assim como melhora minha autoestima, confiança e criatividade para desenvolver novas habilidades, prevenindo e minimizando os sintomas da minha ansiedade”.

“Atualmente, utilizo materiais reciclados em colagens e papel canson, papel vegetal, papel manteiga, tintas das mais variadas como guache, aquarela, tinta acrílica, nanquim, óleo, pigmentos naturais, terra, argila e pedrarias”, concluiu Luiz Alberto Mendonça.

Por Luiza Miranda – Escritora, colunista e produtora cultural.

Instagram do artista: @aiquinho.70

O artista Luiz Alberto de Mendonça ladeado por sua obra.
Compartilhe:
Categorias: Geral

2 comentários

Renato Lemos · Agosto 11, 2023 às 2:17 pm

Que legal! Parabéns Luiz!

Silvana · Agosto 9, 2023 às 4:05 pm

Estão lindos!!!

Deixe um comentário