O artista plástico Renato Falci, graduado em Arte Educação, com habilitação em artes plásticas, pela Escola Guignard UEMG – Universidade Est. de Minas Gerais, começou a desenhar quando criança. Na escola retratava no papel celebridades da nossa história como Tiradentes, Dom Pedro I, Princesa Isabel e outros, criava estampas em camisas e depois caricaturas dos colegas na empresa em que trabalhou. Percebendo o sucesso de suas criações, ficou entusiasmado e prosseguiu desenvolvendo seu trabalho artístico.
Seu ingresso em exposições iniciou em 1988, em diversos espaços, entre eles, Galeria do Tribunal de Justiça do Est. Minas Gerais, Espaço Cultural Integrar BH, Cemig, Prefeitura de Contagem, Assembleia Legislativa, Concessionária RECREIO. No momento, participa da coletiva “A era do psicodelismo”, no Santo Butiquim, além de atuar em várias edições dos projetos coordenados pelo produtor cultural e curador dessa mostra, Luiz Otávio Brandão, os consagrados “Esquina da Arte – Savassi” e “Pintando ao Vivo”.
Renato Falci também ministrou cursos de artes plásticas em instituições e marcou presença nas artes cênicas como ator profissional em vários espetáculos teatrais, assim como em performances.
“Atualmente participo do “Pintando ao Vivo”, a convite do Luiz Otávio Brandão, uma pessoa que valoriza meu trabalho e com o qual criei laços de amizade. Também ministro cursos, inclusive em domicílio, se necessário, pois é uma atividade que aprecio e as pessoas interessadas em trabalhar com o abstrato podem entrar em contato comigo. E prossigo criando minhas artes no meu atelier, no aconchego da minha residência”.
“Sou aposentado, mas durante minha trajetória profissional trabalhando por trinta e dois anos na Cemig como técnico em arquitetura, não me faltava tempo para os meus desenhos, pinturas e esculturas. E minha inspiração é baseada ao longo dos meus estudos nos artistas expressionista e abstracionistas como Vicente Van Gogh, Monet, Wassily Kandinski, Pollock, entre outros”.
“Durante os anos de trabalho fui me adaptando aos materiais de trabalho, sendo que hoje possuo minha própria técnica, mas ainda sigo desenvolvendo outros métodos no decorrer da execução de cada obra, visto que estou sempre aprendendo”.
“A arte em minha vida me faz completo, dessa forma, não imagino como separar minha vida da arte. As minhas obras, saem de minha alma, da minha energia, do meu âmago e não sei bem definir. Apenas brigo com o branco da tela, cobrindo-o de cores em uma técnica abstrata. Afinal, somos todos abstratos ou surrealistas! Mudamos a cada dia, o que éramos, não somos mais hoje e enquanto a vida durar estaremos sempre mudando o lado, as vontades, os dizeres. Somos camaleões adaptados à jornada da vida…Viver é uma arte… Não menospreze os artistas…Somos nós!!!”.
“A arte é a coluna de uma raiz profunda que perpetua a história na sociedade através dos tempos”, concluiu Renato Falci.
Por Luiza Miranda – Escritora, colunista e produtora cultural.
Contatos:
Tel.: 31 98807-6195 – 31 988818637 – 31 985151977
Instagram: @renatofalci1948
Facebook: https://www.facebook.com/renato.souzafalci
E-mail: renatofalci1948@gmail.com
Crédito fotos do artista: Ton Nettos
7 comentários
Valdelice Neves · Agosto 5, 2023 às 1:11 am
Renato Falci: Um artista completo!
Trafega com maestria em vários segmentos das artes… Nas artes cênicas destaca-se como um conceituado profissional, grande ator. Na performance, fabuloso e esfuziante como Mapinguari… Que atuação, foi impactante! Tive o privilégio de presenciar o momento de sua ação, fiz uma “viagem” à nossa majestosa floresta Amazônica… deparei-me com o grandioso pai-da-mata, o Mapinguari, em todo o seu esplendor! Emocionei-me! Difícil foi voltar à realidade. Grande “performer”, magnânimo! Faltam-me adjetivos. Nas artes plásticas, explosão de cores!!! Transporta para as telas com o mesmo entusiasmo e precisão a sua peculiar e forte identidade. Dinâmico e verdadeiro. Um artista de gênio!
Eu, e João-Congo, sentimo-nos honrados e eternamente gratos ao nosso exuberante Mapinguari!!! Parabéns Falci!
Obrigada sempre!
Com todos os abraços
Val
RENATO FALCI · Agosto 5, 2023 às 1:34 am
Você me fez emocionar com palavras carinhosas e de reconhecimento a meu respeito e a minha profissão.
Lhe considero e a reconheço como uma excelente artista criativa e sensível.
Além de tudo minha amiga e colega.
Fiz a performance para o seu evento no personagem MAPINGUARI com a maior satisfação e entrega.
Gratidão por tudo, pela confiança e ética.
Abraço,
Renato Falci
ANA MARIA DIAS SALLES · Julho 27, 2023 às 5:41 pm
Renato Falci! Um talento inigualável. Tem uma sensibilidade um pouco louca e ao mesmo tempo um desprendimento firme ao usar as cores.Para ele parece quase uma brincadeira.Coloca em suas telas um magnetismo que prende a atenção de quem aprecia sua obra.Como aluna posso dizer que ele despertou em mim a descoberta das cores me levando a ter coragem de ousar de ver que na arte tudo é permitido.Pintar,sem medo de ser feliz! Gratidão professor e muito sucesso no mundo das artes.Você merece mais e mais…
RENATO FALCI · Agosto 5, 2023 às 1:43 am
Minha aluna, aplicadíssima, dedicada e inteligente.
Agradeço-lhe pela confiança em minhá capacidade de ensinar.
Lhe mostrei outro caminho de expressar a sua arte através da sua criatividade.
Espero que tenha aproveitado das minhas “loucuras” para lhe deixar a vontade na sua criação mais livre e sem medo de demonstrar sobre a tela o seus pensamento abstrato entre formas e cores.
Siga em frente… sempre a procura do belo.
Renato Falci
RENATO FALCI · Julho 27, 2023 às 1:06 pm
Não posso deixar de agradecer a Luiza Miranda – Escritora, colunista e produtora cultural, pelo seu profissionalismo e dedicação.
Educadissima.
Não tenho palavras adequadas para agradece-la, contudo, o meu muito obrigado e gratidão.
Renato Falci BH 27/07/2023
LUIZA MARIA DA SILVA MIRANDA · Agosto 3, 2023 às 4:15 pm
Renato, agradeço suas lindas e gentis palavras!!! E também a oportunidade de desenvolver esse trabalho, a fim de divulgar suas belas artes!!!
Desejo muito sucesso para vc sempre!!!
Patrícia Falci · Julho 26, 2023 às 11:09 pm
ARTE SE CRIA. FALCI Renato. Desde pequena, cresci vendo meu pai trabalhando em paralelo com a arte. Arte do desenho desde sempre, arte da pintura, escultura, que se promoveu até sua aposentadoria na Cemig como técnico em arquitetura. Depois dos seus 40 e poucos anos, prestes a aposentar, decidiu estudar Artes Plásticas e o danado passou acredita (rs). Foram anos dentro do Guignard, concluiu Artes Plásticas e em seguida encarou outro vestibular e se dedicou também a Educação Artística. Além das Artes Plásticas, sempre se dedicou às artes visuais do palco, ator, uma das suas paixões também, o teatro. Tenho muito amor por você pai e orgulho do seu trabalho e sua vitalidade. Que sua arte, seu propósito, continue sendo um diferencial, lindo de ser e de se apreciar. Você merece o mundo.