Cristina Haibara, descendente de japoneses, nasceu em São Paulo, mas residiu em Belo Horizonte e, atualmente, mora em Lagoa Santa. A artista visual apresenta suas obras na exposição “Ponto a Ponto”, cuja abertura acontece dia 04/02/2022, no Ajê Bistrô Bar. A curadoria é assinada pelo renomado Chef David Valdez Faria e por Zanne Neiva, com visitação até 03/03/2022, 

Graduada em medicina, especialista em alergia e pediatria, Cristina Haibara encontrou na pintura uma nova atividade, o que lhe proporciona momentos terapêuticos, permitindo expressar sua sensibilidade e amor às artes plásticas.

Seus estudos de desenho e pintura iniciaram em 2009, na Zarte Escola de Artes, por meio dos ensinamentos da artista plástica e professora de artes Zanne Neiva, na qual prossegue até o momento.

Em sua trajetória artística transitou por diferentes linguagens da pintura, mas encontrou no impressionismo e modernismo o entusiasmo criador. Optou pelo pontilhismo, pintura surgida na França no final do século XIX, durante o movimento impressionista. Essa técnica de pintura é diferenciada porque as telas são ilustradas com pequenos pontos muitos próximos, sem mesclar as cores.

Sua caminhada artística foi contemplada com mostras individuais e coletivas em diversos espaços, entre eles na Galeria da Secretaria de Segurança Pública – Delegacia da Mulher – BH-MG; no Espaço Criativo – BH-MG; no Shopping Anchieta; no Shopping 5ª Avenida; na Contemporânea Confraria de Arte e Design – Lagoa Santa-MG; no Restaurante Casa dos Contos; na Galeria Viaduto das Artes – Contagem-MG; no Ajê Bistrô Bar – BH-MG; na Galeria Jota; na Casa Aristides – Nova Lima-MG, na Mostra Modernos e Eternos – Colégio Arnaldo – BH-MG; na “Ação Street Mostra Modernos e Eternos” – Minas Tênis Clube – BH-MG e no Restaurante Assim Doce – BH-MG.

Segundo Zanne Neiva, “Cristina Haibara possui a paciência e habilidade de seus ancestrais, ao trabalhar com segurança todos os detalhe da técnica do pontilhismo. As telas são ilustradas pela harmonia de matizes, dança de cores e pontos que se entrelaçam, originando belas obras”.

Cristina Haibara comentou sobre sua vida artística e os trabalhos desenvolvidos:

“Ingressei nas artes há cerca de doze anos, quando estava à procura de alguma atividade fora do trabalho no segmento da medicina. Dessa forma, conheci a artista plástica Zanne Neiva, resolvi experimentar aulas de pintura e, simplesmente, amei”.

“Na trajetória do meu trabalho autoral vivenciei algumas técnicas e utilizo materiais associados à pintura em acrílica. Estudei vários estilos e acabei me encontrando no pontilhismo, fiquei encantada e estou me dedicando à  pintura de acrílica sobre tela. Me inspiro principalmente Monet, Klint, Van Gogh, grandes artistas que possuem obras ilustradas pelo pontilhismo. Além deles, fotos, esculturas, paisagens, contos, poesias e tudo que me leva a pensar em uma pintura na tela”.

“No momento, finalizo a produção de pinturas para a exposição “Ponto a Ponto”, que acontecerá no Ajê Bistrô. Mas gosto de pesquisar biografia de artistas como, por exemplo, de Leonardo da Vinci, história da arte e também outras técnicas de pintura. A arte é de suma importância em praticamente tudo na minha vida no momento, assim estou pensando em aposentar e dedicar totalmente à mesma”, concluiu Cristina Haibara.

Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.

Abertura da exposição "Ponto a ponto" - 03 de fevereiro
Serra do cipó - Acr/papel - 30x42cm
Mitocôndria - Acr/papel - 40x60cm
Máscara - Acr/papel - 42x60cm
Ondas - Acr/MDF - 30x30cm
Nuvens - Acr/MDF - 37x30cm
Árvore da Vida 1 - Acr/tela - 50x50cm
Bosque azul - Acr/tela - 50x70cm
Floresta negra - Acr/tela - 80x100cm
Bosque lilás - Acr/tela - 50x70cm
Uma pedra no caminho - Acr/tela - 75x140cmm

Contato

Curadora: Zanne Neiva

Fone: (31) 996125009

E-mail: zanneneiva.zarte@gmail.com

Instagran: @cristinahaibara

Facebook: https://www.facebook.com/cristina.haibara.7

Ajê Bistrô Bar

Rua Dores do Indaiá, 96, Santa Teresa, BH-MG

Contato:(31) 994391831

 Foto: Hermam Alexander

Compartilhe:
Categorias: Geral

1 comentário

Rose Mary Andrade Rodrigues · Janeiro 28, 2022 às 9:04 pm

É muito lindo nos encontrarmos na arte. Escolhemos uma profissão mas, a arte nos escolhe.

Deixe um comentário