A abertura da exposição do Coletivo Libertas na edição 2021, da CASACOR Minas, ocorreu no entorno dos jardins que circundam a galeria, dia 28 de setembro. Na ocasião, o Coletivo também lançou a 2ª edição da Revista Libertas. A curadoria da mostra coube a Rafael Abreu, Herman Alexander e expografia de Débora Espírito Santo

Com o objetivo de proporcionar visibilidade ao segmento artístico, a CASACOR apresentará a cada semana um novo atrativo neste espaço. E, entre os dias 28 de setembro a 03 de outubro, recebe os artistas do Libertas Coletivo de Artes.

Os trabalhos de jovens e renomados artistas, com diversidade de temas, técnicas e estilos integram a galeria do Libertas, que se torna uma referência no segmento das artes visuais do estado. Catálogos profissionais podem ser visualizados de forma on-line para colecionadores, arquitetos e designers. Para o público em geral, no hotsite do evento e na página do Coletivo. 

O Libertas, pautado numa seleção democrática, apresenta nessa exposição artistas consagrados e também emergentes, a fim de que mostrem suas tendências, para serem apreciadas pelos visitantes, são eles:  Ana Maria Guimarães, Adriana Santos, Carla Faria, Cristiane Felix, Gui Mazzoni, Gilberto de Abreu, Henrique Dias, Hermam Alexander, Marina Alves, Myrthes Figueiredo, Mônica Mendes, Nivia Martins, Pedro Romero, Rafael Abreu e Robson Emerick.

Antonia Phillipsen Boaventura, artista plástica brasiliense, radicada no Rio de Janeiro, onde é curadora do Museu de Arte Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, localizado em Campo Grande, considerou: “Há alguns anos participei de uma exposição em BH, criei amigos e laços por Minas. Esse ano fui a única convidada, fora do circuito mineiro, a integrar o catálogo do Coletivo Libertas.  Dessa forma, estou aqui para homenagear, agradecer a Minas Gerais e comemorar o lançamento do catálogo na CASACOR. Como artista carioca, fiquei encantada com o trabalho do mineiro e a força retratada na Casa Cor. Me impressionou o potencial do designer mineiro, baseado nas raízes e arrisco dizer que essa edição da mostra é uma das melhores”.

Segundo o artista visual Hermam Alexander, “O sonho do lançamento da Revista LIBERTAS Nº2, na CASACOR, foi realizado e à frente dos trabalhos de coordenação, junto com o Rafael Abreu, ganhou partidários, vindo a somar como um veículo de informação voltado para as mais diversas produções artísticas”.

“Mas em tempos difíceis, em que vislumbramos novos sonhos, a produção da Revista LIBERTAS não poderia existir a não ser pela união de muitas mãos. Cada artista acreditou na sua responsabilidade de fazer acontecer e, dessa forma, suas buscas e anseios estão ali apresentados”.

“Agradecemos em especial à Junia Nocchi, ao Felipe Siqueira, à editora e revisora Carolina Lentz, assim como a todos os artistas do Libertas, presentes ou não na revista, por serem essa força que impulsiona a arte.  Vocês serão heróis de gerações futuras! Parabéns! A satisfação do dever cumprido, frente aos artistas, foi muito importante para mim”, concluiu Hermam Alexander.

Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.

Fotos: Hermam Alexander e Ellen Casadonte

Data – 28 de setembro a 03 de outubro

Endereço – Palácio das Mangabeiras

Rua Prof. Djalma Guimarães, 157 – Belo Horizonte.

Horário de visitação – Terça a sexta: 14h às 22h, Sábados: 12h às 22h, Domingos: 11h às 20h

Link para compra de ingressos – https://casacormg.byinti.com/

Website do coletivo – www.libertascoletivodeartes.com.br

55 Portfólios de Artistas do Libertas https://libertascoletivodeartes.com.br/casacor/

Contato – 31 988581657 Rafael Abreu

Apoio: www.bheventos.com.br e www.gaiagaleria.com.br

Carla Faria
Ana Maria Guimarães
Gui Mazzoni
Henrique Dias
Myrthes Figueiredo
Adriana Santos
Hermam Alexander
Mônica Mendes
Pedro Romero
Rafael Abreu
Nivia Martins
Gilberto Abreu
Marina Alves
Robson Emerick
Cristiane Felix
Compartilhe:
Categorias: Geral

1 comentário

Maria Luiza Romero · Outubro 6, 2021 às 7:54 pm

Muito bom! Amei essa trabalho feito pelos artistas mineiros! Parabéns! Valeu!

Deixe um comentário