A abertura da exposição do Coletivo Libertas na edição 2021, da CASACOR Minas, ocorreu no entorno dos jardins que circundam a galeria, dia 28 de setembro. Na ocasião, o Coletivo também lançou a 2ª edição da Revista Libertas. A curadoria da mostra coube a Rafael Abreu, Herman Alexander e expografia de Débora Espírito Santo
Com o objetivo de proporcionar visibilidade ao segmento artístico, a CASACOR apresentará a cada semana um novo atrativo neste espaço. E, entre os dias 28 de setembro a 03 de outubro, recebe os artistas do Libertas Coletivo de Artes.
Os trabalhos de jovens e renomados artistas, com diversidade de temas, técnicas e estilos integram a galeria do Libertas, que se torna uma referência no segmento das artes visuais do estado. Catálogos profissionais podem ser visualizados de forma on-line para colecionadores, arquitetos e designers. Para o público em geral, no hotsite do evento e na página do Coletivo.
O Libertas, pautado numa seleção democrática, apresenta nessa exposição artistas consagrados e também emergentes, a fim de que mostrem suas tendências, para serem apreciadas pelos visitantes, são eles: Ana Maria Guimarães, Adriana Santos, Carla Faria, Cristiane Felix, Gui Mazzoni, Gilberto de Abreu, Henrique Dias, Hermam Alexander, Marina Alves, Myrthes Figueiredo, Mônica Mendes, Nivia Martins, Pedro Romero, Rafael Abreu e Robson Emerick.
Antonia Phillipsen Boaventura, artista plástica brasiliense, radicada no Rio de Janeiro, onde é curadora do Museu de Arte Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, localizado em Campo Grande, considerou: “Há alguns anos participei de uma exposição em BH, criei amigos e laços por Minas. Esse ano fui a única convidada, fora do circuito mineiro, a integrar o catálogo do Coletivo Libertas. Dessa forma, estou aqui para homenagear, agradecer a Minas Gerais e comemorar o lançamento do catálogo na CASACOR. Como artista carioca, fiquei encantada com o trabalho do mineiro e a força retratada na Casa Cor. Me impressionou o potencial do designer mineiro, baseado nas raízes e arrisco dizer que essa edição da mostra é uma das melhores”.
Segundo o artista visual Hermam Alexander, “O sonho do lançamento da Revista LIBERTAS Nº2, na CASACOR, foi realizado e à frente dos trabalhos de coordenação, junto com o Rafael Abreu, ganhou partidários, vindo a somar como um veículo de informação voltado para as mais diversas produções artísticas”.
“Mas em tempos difíceis, em que vislumbramos novos sonhos, a produção da Revista LIBERTAS não poderia existir a não ser pela união de muitas mãos. Cada artista acreditou na sua responsabilidade de fazer acontecer e, dessa forma, suas buscas e anseios estão ali apresentados”.
“Agradecemos em especial à Junia Nocchi, ao Felipe Siqueira, à editora e revisora Carolina Lentz, assim como a todos os artistas do Libertas, presentes ou não na revista, por serem essa força que impulsiona a arte. Vocês serão heróis de gerações futuras! Parabéns! A satisfação do dever cumprido, frente aos artistas, foi muito importante para mim”, concluiu Hermam Alexander.
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
Fotos: Hermam Alexander e Ellen Casadonte
Data – 28 de setembro a 03 de outubro
Endereço – Palácio das Mangabeiras
Rua Prof. Djalma Guimarães, 157 – Belo Horizonte.
Horário de visitação – Terça a sexta: 14h às 22h, Sábados: 12h às 22h, Domingos: 11h às 20h
Link para compra de ingressos – https://casacormg.byinti.com/
Website do coletivo – www.libertascoletivodeartes.com.br
55 Portfólios de Artistas do Libertas https://libertascoletivodeartes.com.br/casacor/
Contato – 31 988581657 Rafael Abreu
1 comentário
Maria Luiza Romero · Outubro 6, 2021 às 7:54 pm
Muito bom! Amei essa trabalho feito pelos artistas mineiros! Parabéns! Valeu!