Paula Haueisen Martin nasceu em Teófilo Otoni, Minas Gerais, abraçada por uma família composta por pessoas habilidosas, que valorizavam trabalhos manuais e artísticos. Encantou com o mundo da arte desde os 13 anos, quando frequentou aulas de desenho e pintura a óleo sob tela.
Sua trajetória profissional teve início na Escola de Belas Artes da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou licenciatura em artes plásticas. Foi aluna de grandes mestres da arte mineira e nacional, como Amilcar de Castro, Álvaro Apocalypse, Jefferson Lodi, Sandra Bianchi, Jarbas Juarez, entre outros.
Participou de Festivais de Inverno e de cursos de extensão na área de arte educação. No interior de Minas, marcou presença em algumas exposições e criou uma oficina de artes, sendo que pintava também tecidos exclusivos.
No momento, seus trabalhos estão expostos na galeria de arte Quadro a Quadro e no ambiente Recanto Feminino, assinado pela arquiteta Mônica Leite Arquiteta, na Morar Mais BH 2021.
Suas pinturas, que contemplam a natureza, retratos e paisagens abstratas, são ilustradas pela criatividade e a habilidade em trabalhar as cores. Utiliza a técnica acrílica sobre tela, madeira ou cartão, originando criações abstratas geométricas ou orgânicas. As obras são certificadas e possuem registro autoral também em tecnologia NFT.
Paula Martin salientou: “Durante parte da minha trajetória trabalhei em diversas áreas, porém a arte sempre me instigava e acompanhava de várias formas. Minha fonte de inspiração sempre foi a natureza e a memória da minha mãe. Uma pessoa sensível, portadora de apurado gosto artístico, principalmente em relação a cores e composições”.
“Com a pandemia veio o desejo e necessidade de resgatar a arte como atividade profissional e de maior realização. Assim, as pinturas surgiram e foram trabalhadas de várias formas em suportes como madeira, dessa forma repaginamos banquetas e móveis em geral”.
“Juntamente com minha irmã Sandra, na pandemia criamos a Gaida, apelido da minha mãe falecida, que se chamava Margarida e sempre nos inspirou. Idealizamos obras decoradas por margaridas em banquetas, que fazem parte do meu trabalho também. Foi uma efervescência na forma de me expressar. Em breve participarei com trabalhos em exposição virtual na Affresco Galeria de Arte”.
“Hoje, percebo que a arte sempre fez parte da minha vida, visto que é minha maneira de ver e sentir o mundo. É também uma forma de me expressar, levar emoção e cor para vida das pessoas. Eu não saberia viver sem arte”, finalizou Paula Martin.
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
As obras de Paula Martin estão à venda.
Instagram: @paulahmartin e @gaida.h
Facebook: https://www.facebook.com/paulahaueisen
Email: officionosso@gmail.com
Celular: (31) 996254405
3 comentários
Paulo Cesar Martin Guimarães · Setembro 29, 2021 às 8:50 am
Paula Martin
A matéria ficou excelente e feita com muita sensibilidade e assertividade pela Luiza Miranda.
Ela conseguiu retratar de forma sintética e viva seu talento artístico e sua arte.
Realmente tudo muito lindo.
Parabéns. Sucesso.
Fernando · Setembro 28, 2021 às 9:20 pm
Parabéns, Paula. Impagável ,janela lateral
Glaucia Magna Santiago de Assis · Setembro 28, 2021 às 5:06 pm
Oi, amiga querida, “cena azul 2” um colírio para os olhos. Bj.