Novamente o colecionador, advogado, designer de joias, empresário e promotor de artes David Valdez Faria superou na promoção do evento “Sangre de mi sangre”, no Ajê Bistrô Bar, no dia 09 de julho. O menu foi baseado em relatos hispânicos, culturais e gastronômicos da família Valdez, incluindo os sobrenomes Franco, Ortiz, Bernal e Cuenca.

O objetivo do evento foi homenagear seus antepassados e trazer um pouco da cultura vivenciada por David desde a infância em companhia de sua família materna de origem espanhola, com ascendentes mouros e ciganos, que vieram da Europa para a América do Sul e sediaram a Colômbia, Argentina e Paraguai. 

A abertura da exposição “Sustenidos”, de Janice Pires, que fica em cartaz até setembro, foi um grande atrativo da noite, quando a multifacetada artista plástica também proporcionou um espetáculo à parte como dançarina. Na ocasião, David dançou o passo doble, com castanholas e participou da apresentação junto aos artistas, incluindo o bailarino Marco Herrera, levando o público composto por políticos, empresários e membros da sociedade mineira, a um frenesi indescritível.

Marcou presença no evento a cantora internacional Perla, que apresentou seus sucessos e levou grande emoção aos presentes, e a prima de David, Elza Franco, de Buenos Aires. Além da participação dos parentes em diversos países que enviaram receitas e lembranças com fotos dos encontros da família. Sendo que todos fizeram um vídeo convidando as pessoas para conhecerem o menu “Sangre de mi sangre”.

Os pratos servidos tem a sua história dentro do cotidiano gastronômico da família Valdez como o Gazpacho, uma sopa fria, o ponche (sangria) como receptivo, que era uma das bebidas sempre servidas nas ocasiões que a família estava reunida. Assim como a sopa paraguaia, um bolo salgado de milho, queijo e celobas, que faz parte constante do cardápio e as tortilhas como entradas.

E pratos principais como a “paella Marinera”, o arroz com frutos do mar, ao modo que era feito por seus antepassados e o arroz com pollo Paraguaio, elaborado com temperos típicos. E o putchero, que é um ensopado de carnes e legumes feito em caldeirões.

A sobremesa incluiu a cachorrada, um doce muito típico do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, que tem uma aparência de ambrosia, mas é feito exclusivamente com leite e talhado para tal finalidade. E a “crema de Leche”, também conhecido como crema Catalunha ou creme Catalão, semelhante ao creme brulée, mas é cozido com especiarias e cascas de laranja, para ficar bem aromatizado, e era o doce preparado pela matriarca Assunção Valdez em momentos festivos.

Alta gastronomia, eventos temáticos, cultura e arte, se tornaram marcas do Ajê Bistrô Bar o qual, segundo David, “muito mais que um restaurante, é um estilo”.

Por Luiza Miranda – Escritora e colunista. 

Ajê Bistrô Bar – R. Dores do Indaiá, 96 – Santa Tereza – BH

Contatos:(31) 99439-1831

Instagram: @ajebistrobar

Fotos: @ton_nettos

O colecionador, advogado, designer de joias, empresário e promotor de artes David Valdez Faria.
Compartilhe:
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário