O polivalente Arnaldoh Martiinz, artista plástico, bombeiro militar e moldureiro, é um apaixonado pela arte, pelo salvamento de pessoas e pela vida. Atualmente, sua pintura dialoga com a arte moderna e temas surrealistas influenciados pelo cotidiano. Suas obras são ilustradas com figuras do meio urbano, animais, pessoas reais ou fictícias, com emprego de cores fortes e formas que refletem estilo próprio.
Arnaldoh, autodidata curioso, procura sempre se informar e pesquisar sobre outros artistas, assim o seu trabalho foi mudando conforme os conhecimentos adquiridos, considerando que o amor pelas cores atiça o seu olhar e a trajetória pictórica.
Marcou presença em diversas exposições, entre elas, Coletiva Arco Mangabeiras – BH – MG; Coletiva Solidaria Instituto Sara – BH – MG; Casa de Artes e Leiloes Levy _Rio de Janeiro RJ; Arte Shopping Cidade – BH – MG; Batalhão de Bombeiros Semana Aniversário da Corporação – BJ – MG; Casa da Cultura de Sete Lagoas – BH – MG; Salão de Embarque Aeroporto Pampulha – BH – MG; Salão das Autoridades Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – BH – MG
De acordo com Arnaldoh, “A pesquisa do meu trabalho começa pela observação. Gosto muito do figurativo e a inspiração surge quando existe a admiração por temas polêmicos. Acontecimentos, pessoas, um olhar, um sorriso, estampas e texturas, são detalhes que considero como estudo prévio, a fim de elaborar uma pintura final. Geralmente, a curiosidade por aprender vai ao encontro da prática e, a cada trabalho pronto, procuro a sequência seguinte, aguçando a minha vontade de produzir”.
“Iniciei minhas atividades há mais de vinte anos, quando comecei a pintar em óleo sobre tela, mas desenho desde criança, visto que sempre gostei de desenhos animados. Posteriormente, conheci alguns artistas e comecei a me apaixonar pelas artes plásticas. Ainda com quinze anos, fiz curso de desenho humorístico e animado, época em que ainda não era digital. Depois fui mudando minhas fases de pintura a óleo e passei para um estilo mais acadêmico, mas também aprendi a pintar acrílica sobre tela”.
“Tive bons artistas como professores, participei de aulas com o artista José Amâncio, mestre da UFMG, com o qual conheci o universo da escultura também, que me inspirou bastante”.
“Me especializei no desenvolvimento de retratos, sendo que as pessoas começaram a me solicitar trabalhos, pois tinha muita facilidade para tal. Mas senti a necessidade de mudar de fase e vislumbrei o desenho geométrico, praticamente puxado mais para o cubismo. Tenho paixão pelas obras do espanhol Pablo Picasso, pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo, um dos criadores do “Cubismo”, destacado movimento de arte do século XX, visto que tenho muita simpatia por esse tipo de trabalho”.
“Enfatizo muito as cores nos meus trabalhos, que são reconhecidos pelas tonalidades fortes, inclusive nas esculturas. Me inspiro muito na arte do belo, pois gosto de coisas bonitas com formas diferentes, mas também nos gatos e na pintura de animais”.
“No momento, atuo também como bombeiro militar e levo a arte inclusive para o quartel, devido ao fato de que algumas obras viraram patrimônio do Estado de Minas Gerais. Criei um painel bem grande de Brumadinho, sobre a tragédia ocorrida, que está no acervo do quartel na Cidade Administrativa”.
“Convivo muito com outros artistas, pois tenho uma oficina de molduras e também possuo a arte de emoldurar, além de confeccionar telas para os mesmos. Dessa forma, transito atualmente em várias atividades, que são muito gratificantes para mim”, enfatizou Arnaldoh Martiinz.
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
O artista oferece uma linha de produtos personalizados, ilustrados por suas obras, que são excelentes mimos para presentear, como gravuras em série limitada, canecas e almofadas.
Contato: (31) 98712-1732
E-mail: arnaldomartins71@yahoo.com
Facebook: https://www.facebook.com/arnaldohmartiinz/
Instagram: @arnaldomartins.hz
0 comentários