A arte de Regina Moraes percorre um extenso percurso trilhado a partir da infância, quando apresentava destreza com lápis e pincéis, talento nato desenvolvido ao longo dos anos ao retratar temas indeléveis daquela época, sendo premiada desde os primórdios. 
 
Em Divinópolis, sua cidade natal, iniciou seus estudos aos 12 anos por intermédio do desenho, contando sempre com a colaboração e influência dos pais. Posteriormente, como detentora de habilidades artísticas variadas, adentrou na pintura óleo sobre tela, grafite, pastel seco sobre papel, aquarela, tinta acrílica sobre tela e técnica mista, adotando este método como preferido e recebendo reconhecimento. 
 
Cursou Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, em 1989, estudou com grandes mestres e fez das artes sua profissão. Suas obras ilustram a cultura brasileira, especialmente o folclore e, contemplando o congado, imprime nas telas imagens provocativas que avivam nossas memórias afetivas. Ao elaborar suas criações, permeadas por ricos detalhes, realiza pesquisas diversas, a fim de retratar com maestria obras que superam o imaginário.  
 
Recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, dentre eles: Prêmio de 1° lugar no concurso de desenho “Segurança no Trabalho” – PAINS/GERDAU, Divinópolis/MG. Salão de Artes de Barretos/SP. Exposição individual “Olhar sem Limite”, CEMIG, Divinópolis/MG. Lançamento e Obliteração do selo “Congadeiro do Divino”, Divinópolis/MG.  Exposição individual “Congadeiro do Divino”, nos Correios de Divinópolis/MG. Exposição coletiva Leilão de Arte da Jornada Solidária Estado de Minas, Belo Horizonte/MG. Intervenção Artística Coletiva #BHOOM, Belo Horizonte/MG. Salão Internacional de Arte – Carrousel du Louvre, Paris/França. Salão de Arte Brasileira, Vaduz/Liechtenstein. Bienal de Arte Sacra, Braga/Portugal. Salão de Arte de Itabirito/MG.
 
Regina Moraes diz: “Minha inspiração surge no momento em que estou no ateliê, trabalhando e estudando. Pinto a natureza, retratos, dança, mas foco meu trabalho principalmente nas festas populares mineiras e brasileiras. Quando começo uma pintura, ela que me conduz e dedico meu tempo somente a esta atividade, pois não gosto de pintar mais de uma tela ao mesmo tempo”.
 
“No momento, como tenho uma biblioteca boa no meu ateliê, continuo estudando e trabalhando normalmente. Infelizmente, as exposições presenciais estão sendo muito prejudicadas com a pandemia, mas o que está nos salvando é a internet. Participo de grupos de artistas, então estamos conversando e assistindo lives, acontecimentos que nos enriquecem bastante. Minha arte é minha vida, eu não me vejo sem pincéis e tintas, dessa forma, sempre digo que o melhor lugar do mundo é o meu ateliê”, salienta.
 
Por Luiza Miranda – Escritora e colunista.
 
Matéria publicada em 20 de março de 2021, no Blog Etiquetagem: https://bit.ly/3uOLezy
Os Festeiros - Obra da série "Império do Divino"
Corpo em Quadrinhos - Obra da série "Movimento"
Auto retrato - Obra da série "Retratos"
Florescer - Obra da série "Renovar"
Visite o site para conhecer a arte de Regina Moraes: www.reginamoraesartes.com 
Instagram: @reginamoraes_artes 
WhatsApp: (31) 99556-2406
 
A artista possui atelier no Sion/BH e na Fazenda Santa Terezinha, em São Gonçalo do Pará/MG
 
Fotos: arquivo pessoal da artista.
Compartilhe:
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário